LA VIE
EN ROSE
Exposição-Tributo
La Vie en Rose (A vida em rosa), título da célebre composição da rosacruz Edith Piaf, foi o nome intuído para homenagear Maria Celeste Buschinelli Mamede, educadora, artista plástica e mestre da tradição Rosacruz da AMORC. Portanto, esta não é apenas uma exposição de arte, mas um tributo a uma artista, educadora e mística fascinante.
Celeste nasceu em Santos, em 27 de agosto de 1942, mas tornou-se paulistana desde os três meses de idade. Filha de um comerciante bem-sucedido, Seu Mamede, e de uma igualmente bem-sucedida costureira, Dona Elisa, cursou a Faculdade de Belas Artes, onde pôde aprimorar seu instinto artístico. Desde então, nunca mais parou de criar.
Sua arte, entretanto, não foi dedicada apenas a expressar sua alma, mas também ao “grande trabalho de sua vida”, como os rosacruzes da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis costumam afirmar, sua obra esteve e está intimamente ligada à educação. Por meio de sua arte, ela esteve envolvida em projetos educacionais inovadores, atuando como professora nos Colégios Vocacionais, que existiram em São Paulo até 1969. Além disso, atuou em diferentes órgãos governamentais de assessoria educacional e, por muitos anos, foi professora e Assessora de Artes da Escola Experimental Vera Cruz, onde se aposentou. Esta trajetória poderá ser vista no documentário que aqui é apresentado.
De espírito inquieto e dotada de um senso de organização inigualável, seu ateliê continua sendo um exemplo de ordem e dedicação. Atualmente, devido a limitações físicas impostas pelo Parkinson avançado, Celeste tem se dedicado a pintar com crayon, como fazia no início de sua carreira. Como artista, destacou-se especialmente na aquarela, com obras premiadas em diversos concursos. Também se dedicou à escultura em pedra-sabão, técnica que ensinava aos alunos do Vera Cruz utilizando pedras oriundas de Minas Gerais, onde a escola realizava seu “estudo do meio” ao final do ciclo fundamental. Ela também contribuiu como ilustradora de livros, cenógrafa e cartunista em diferentes organizações.
Celeste, contudo, não se dedicou apenas às artes plásticas e gráficas, que são apresentadas na mostra física e virtual , mas também às artes místicas, sendo uma estudiosa devotada da tradição rosacruz. Foi mestre da Loja Rosacruz São Paulo, AMORC, em 1985, ano R+C 3338. Exerceu diferentes funções ritualísticas, entre elas a de mestre da Equipe Iniciática, sendo autora do primeiro Manual de Columbas da Ordem.
Além disso, Celeste é astróloga e, após sua aposentadoria, cursou Psicologia. Nas artes místicas, é autora de memoráveis textos que serão lançados em livro durante a exposição.
Assim, esta exposição-tributo presta homenagem a uma artista, educadora e mística cuja obra e dedicação são exemplares. La Vie en Rose é um tributo a uma pessoa amorosa e dedicada, cuja obra poderá ser apreciada, ainda que parcialmente, nesta exposição, que terá abertura no sábado, dia 08 de fevereiro de 2025, e seguirá até o final do mês. A mostra acontecerá na Loja Rosacruz São Paulo – AMORC, Rua Borges Lagoa, 1345, Vila Mariana.
Luiz Eduardo V. Berni, FRC
curador