Eixos de Investigação 

eixos.jpg

Mediação Ativa Transdisciplinar (MAT) é um método de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar, ao longo de sua trajetória. MAT encontra seus fundamentos nos preceitos transdisciplinares, conforme Carta da Transdisciplinaridade (UNESCO, 1994), tendo por base um diálogo entre dois métodos ativos de pesquisa; a Pesquisa-participante, onde o pesquisador encontra-se inserido no contexto da investigação e a Pesquisa-ação, que objetiva mudar a realidade onde o pesquisador está inserido. Assim, a proposta é desenvolvida em  três Eixos de Investigação Científica:

(1) Saberes Tradicionais

Campo holístico do conhecimento (prático-teórico-espiritual) muitas vezes ligados aos povos originários. De caráter regional (cultural), transgeracional (passado de geração-a-geração), iniciático (de mestre à discípulo, podendo ser oral) possuem racionalidades complexas; e/ou Práticas Tradicionais, quando estas estão desvinculadas de uma estrutura holística. 

(2) Teorias Integrativas

É um campo teórico do conhecimento científico, cuja base epistemológica transdisciplinar possibilita o diálogo entre racionalidades complexas e suas práticas e um conhecimento científico convencional.

(3) Técnicas Transpessoais

Procedimentos interdisciplinares ou interculturais, multiprofissionais, muitas vezes oriundos de práticas tradicionais, que são lastreados por teorias integrativas, e visam o desenvolvimento humano.